terça-feira, 23 de janeiro de 2018

NOTA ALUSIVA AO “ANIVERSÁRIO DO CPI-8” (PRESIDENTE PRUDENTE/SP), DE 19 DE JANEIRO DE 2018


Prezados policiais militares e amigos, nessa ocasião especial do 13º Aniversário do Comando de Policiamento do Interior-8, envolvendo as regiões de Presidente Prudente, Presidente Venceslau, Dracena e Adamantina.

Organizamos o evento comemorativo na forma de uma Solenidade de Valorização Policial, homenageando quem merece nossos melhores cumprimentos pela continuidade da história de sucesso, que é uma construção de vários anos (não apenas do tempo presente) na proteção de pessoas, no fazer cumprir as leis, no enfrentamento das práticas criminosas, enfim, na preservação da ordem pública nos 54 municípios dessa região, que é estratégica na área da segurança pública do Estado de São Paulo.


Nesta data, entregamos Láureas de Mérito Pessoal e homenageamos o Coronel Leopoldo, tudo com distinto sentimento de gratidão.  Ao final, iniciamos todos uma grande operação policial na região, que chamamos de: “Força do Oeste”.  


Entendemos que não haveria melhor forma para marcar a ocasião, com a presença de Veteranos, de autoridades, de familiares e da sociedade em geral prestigiando o serviço incansável e traduzido na expressão universal de forças policiais como “servir e proteger”, e porque não dizer, de “cuidar de pessoas”, o que realizamos com amor e dedicação à causa pública, ultrapassando o horizonte de um simples trabalho.


Ao contrário dos falsos e vazios “ídolos” que alguns editores midiáticos tentam impor nos meios de comunicação, aqueles que aqui se perfilam são os Verdadeiros Heróis da Sociedade! Estes, sim. E são eles que arriscam a vida de forma anônima, são anjos para os que têm fé; são instrumentos do bem que aparecem quando ninguém mais atende a um pedido de ajuda ou socorro e que estão sempre atentos aos chamados do telefone 190 ou a um simples aceno de mão.  


É preciso enfatizar: não constitui tarefa fácil manter o policiamento ostensivo ininterrupto e eficiente nessa região desenhada por duas importantes fronteiras com outros estados: são 186 Quilômetros com o estado do Mato Grosso do Sul e 302 Quilômetros com o Paraná, comportando trechos e espaços conhecidos como “caminhos do tráfico de drogas”, de armas e de outros objetos de crime; nessa região que concentra o maior número de estabelecimentos prisionais do Estado (e certamente do Brasil) com vinte e três, contando os três novos que logo serão inaugurados em Caiuoá e Pacaembu, o que demanda um esforço gigantesco envolvendo escoltas e eventuais transferências de integrantes do crime organizado; nessa região que reúne os pontos mais distantes da Capital no Extremo Oeste e que merecem um olhar diferenciado para os serviços públicos em geral.


Manter os índices criminais entre os mais baixos do Estado de São Paulo, que já é destaque no cenário nacional, representa um estímulo e tanto. E não trabalhamos sozinhos nesse propósito, é certo. Os índices da região que vêm caindo ao longo dos anos, já são compatíveis com países europeus. O segundo semestre de 2017, em particular, foi extremamente realizador, com expressiva redução de crimes, com recordes de apreensão de drogas, de importantes prisões de criminosos. 


O sucesso somente é possível pela produtiva integração com as forças locais, com a Polícia Civil, com a Polícia Técnico-Científica, e a Polícia Federal; pela profícua parceria com os membros do Poder Judiciário e do Ministério Público, com a Secretaria de Administração Penitenciária (por meio da CROESTE), com as Prefeituras e Câmaras Municipais, demais órgãos públicos, com os CONSEGs e todas as lideranças locais, igualmente no empenho da prevenção primária. A segurança pública, enfim, não é somente assunto de Polícia, apesar dela aparecer em destaque - e deve aparecer -: a responsabilidade é de todos nós, como determina a Constituição Federal!


O serviço de Inteligência Policial, propulsor de um Policiamento Preventivo Qualificado, pelo uso sistemático da informação e da tecnologia, associado às ferramentas inteligentes para planejar o policiamento, é um grande trunfo. E vamos prosseguir investindo nessa estratégia, junto ao aperfeiçoamento do nosso COPOM regional que apresenta um notável aproveitamento.


Firmamos, nesse sentido, uma gestão que possa ser identificada pelo constante “diálogo”, pela “integração de esforços”, pela “motivação e criatividade” e pelos “excelentes resultados” com divulgação.


Nosso reconhecimento e louvor aos integrantes do Policiamento Especializado (Rodoviária, Ambiental, Grupamento Aéreo e Corpo de Bombeiros). E o agradecimento ao nosso Comandante Geral Coronel Nivaldo e Subcomandante PM Coronel Mauro, junto com a Coordenadoria Operacional, pela confiança depositada em nosso trabalho. Compomos uma só, forte e vitoriosa Polícia Militar.


Destaco, ainda, avanços na região com a boa prática do Boletim Social, pacificando conflitos, aproximando a filosofia e prática de Polícia Comunitária com o ideal de Polícia Humanitária. Em breve inauguraremos também as atividades de Equoterapia do nosso Grupamento de Cavalaria de Presidente Prudente, que já completa 10 anos de bons serviços. Em breve, também teremos mais novidades, com a formação da Companhia de Força Tática do Batalhão de Dracena, e a proposta de criação da CAEP em Presidente Prudente, com nossas aguerridas equipes de Força Tática compondo uma “Companhia de Ações Especiais”. E vamos prosseguir avançando com mais propostas! 


Como especial homenagem, destacamos o profícuo trabalho desenvolvido pelo Coronel Leopoldo, que liderou por vários anos o esforço policial-militar na região: nosso reconhecimento pelo seu importante Comando. Somos legatários desse empenho, ao lado de todos os Veteranos, procurando sempre honrá-lo. E sabemos que o Coronel Leopoldo comunga e vivencia a lição aprendida desde os tempos de Academia e que a experiência profissional confirma: o Comandante não realiza sozinho! Ele coordena, lidera, motiva, rege as iniciativas, dá a direção, as vezes diz não, mas está sempre junto com os seus comandados, vibra com eles no mesmo tom. Seja muito feliz Comandante Leopoldo e sinta-se sempre em sua casa, nesta sede do CPI-8.


Por fim, honrado e feliz por viver esse momento, agradeço a todos os familiares na pessoa de minha querida esposa e filhos. São eles que nos fortalecem no dia-a-dia!

Rogo a Deus que continue nos iluminando e abençoando os Heróis do Oeste Paulista: a vocês nossos aplausos, junto com todos os Heróis do Estado de São Paulo!

Paz, segurança e muito sucesso!



Quartel em Presidente Prudente, 19 de janeiro de 2018


Cel PM Adilson Luís Franco Nassaro, Comandante de Policiamento do Interior-8.




                           


Nenhum comentário:

Postar um comentário